sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mais uma vez sobre a evolução das exportações e das importações de bens e produtos do sector metalúrgico e metalomecânico

No editorial do “Metal” publicado como suplemento da edição de 30 de Setembro do jornal “Vida Económica”, o Presidente da Direcção da AIMMAP congratulou-se com o aumento das exportações do sector metalúrgico e metalomecânico.

Sublinhou de igual modo o facto de as importações de produtos metalúrgicos e metalomecânicos estarem a decrescer pela primeira vez desde há muito.

São dois dados de inquestionável importância para a economia nacional, conforme o Presidente da Direcção da AIMMAP fez questão de enfatizar.

Atendendo à enorme relevância do assunto, transcreve-se nas linhas subsequentes o texto do editorial em apreço.

"Sector metalúrgico e metalomecânico é o que mais contribui para o equilíbrio da balança comercial portuguesa

São já conhecidos com algum detalhe os números das exportações e importações nacionais no primeiro semestre de 2011.
Tal como a AIMMAP previa, tais números são extremamente lisonjeiros para o sector metalúrgico e metalomecânico.
Na verdade, acentuando uma tendência que tem vindo a evidenciar-se há mais de um ano, o nosso sector é sem quaisquer dúvidas aquele que mais tem contribuído para o equilíbrio da balança comercial portuguesa.
Neste primeiro semestre de 2011, essa tendência é insofismável. As exportações tiveram um acréscimo de 22% face ao mesmo período no ano transacto. E as importações decresceram 4%.
Deve sublinhar-se que o aumento das exportações no sector foi superior ao aumento das exportações na indústria transformadora em geral – 20% - e também ao aumento da economia portuguesa no seu todo – 18%.
No que concerne às importações, em confronto com a redução verificada no âmbito de produtos metalúrgicos e metalomecânicos, assistiu-se a aumentos de 4% no segmento de toda a indústria transformadora e de 6% no contexto de toda a economia nacional.
Estes dados são por si só altamente relevantes.
Mas mais interessantes se tornam quando se recorda que o sector metalúrgico e metalomecânico é de longe aquele que mais exporta em Portugal – representando mais de 30% das vendas para o exterior do país.
Não há quaisquer dúvidas de que estas são boas notícias para a economia portuguesa.
O mais importante sector do país está a cumprir os seus objectivos fundamentais. Em primeiro lugar faz crescer fortemente as exportações do país, impulsionando o crescimento da economia portuguesa pela única via possível. Em segundo lugar começa também a conseguir substituir importações em alguns domínios.
Pode pois dizer-se com toda a clareza que o sector metalúrgico e metalomecânico é o que mais contribui para o equilíbrio da balança comercial portuguesa.
É fundamental que as autoridades portuguesas tenham bem presentes estes dados. Mais do que nunca, a bem da sobrevivência da nossa economia, há que apostar decisivamente nas boas empresas deste sector. Para além de fazerem crescer o emprego e de gerarem riqueza, são verdadeiramente insubstituíveis. É que, sem elas, o nosso país não será viável.
Aníbal Campos
Presidente da Direcção da AIMMAP"