No editorial do “Metal” publicado como suplemento da edição de 29 de junho de 2012 do jornal “Vida Económica”, Aníbal Campos, o presidente da direção da AIMMAP, manifestou as expectativas da associação na concretização do projeto que a mesma está a desenvolver no Brasil para promoção de negócios de algumas empresas associadas naquele tão importante mercado.
Tal como disse ainda, esta iniciativa da AIMMAP é um excelente exemplo para o país, sendo reveladora da dinâmica das empresas deste setor.
Tendo em conta a importância do assunto, transcreve-se em seguida o editorial em causa.
"Constituição de sociedade comercial no Brasil
Uma das grandes apostas da direção da AIMMAP para o presente exercício de 2012 era a constituição de uma sociedade comercial de direito brasileiro sedeada no estado de São Paulo, com o objetivo de ajudar as empresas aderentes ao projeto a abordar com sucesso o mercado paulista em especial e o mercado brasileiro em geral.
Este projeto foi amplamente divulgado pela AIMMAP durante o final de 2011 e os primeiros meses deste ano de 2012, nomeadamente através de circulares e até mesmo de edições anteriores deste jornal. Inclusivamente, eu próprio tive oportunidade de abordar o assunto no editorial da edição de novembro.
Conforme antecipadamente informámos os nossos associados, a concretização do projeto passaria em primeira instância pela constituição de uma sociedade comercial de direito português, a qual deveria agregar a própria AIMMP, a AIDUST e as empresas associadas da AIMMAP que pretendessem participar na iniciativa.
O segundo passo consubstanciar-se-ia na constituição de uma sociedade no Brasil liderada pela sociedade criada em Portugal e que iria exercer a sua atividade durante um período mínimo de 2 anos.
Ora, no passado mês de maio, tal como tivemos oportunidade de noticiar na edição anterior do “Metal”, avançou-se com a constituição da sociedade portuguesa, a qual adotou o nome de AIMMAP Business Portugal, Lda. (ABP).
Essa sociedade tem como sócios a AIMMAP e a AIDUST e ainda, para já, um total de 11 empresas associadas que manifestaram oportunamente a intenção de aderir ao projeto e dessa forma aproveitar as potencialidades oferecidas pela iniciativa.
Entretanto, há que referir que um conjunto de mais 4 empresas associadas da AIMMAP comunicou igualmente a sua adesão ao projeto e a consequente decisão de subscrever capital da sociedade.
E deve ainda acrescentar-se que há já outras empresas que comunicaram estar a estudar a iniciativa e que eventualmente irão também aderir.
Sucede que entretanto foi igualmente concretizado um segundo e fundamental passo neste projeto. Com efeito, tal como se noticia no interior desta edição do “Metal”, no início deste mês de junho foi constituída a sociedade de direito brasileiro, com a denominação de AIMMAP Business Brasil Consultoria, Ltda. (ABB).
Essa sociedade é liderada pela ABP e irá iniciar a sua atividade no próximo mês de julho.
Naturalmente, temos nesta fase de nos congratular profundamente pelo facto de termos conseguido cumprir todos os nossos objetivos no que concerne à edificação do projeto.
Criámos todas as condições para que a iniciativa possa avançar. Mas falta agora o mais importante: apoiar as empresas aderentes a entrarem num mercado tão importante como é o brasileiro.
As empresas associadas podem contar com a nossa colaboração nesse sentido. Em todo o caso, como é óbvio, nada dispensa o empenho total das próprias empresas em ajudar a promover os seus produtos.
Estamos certos de que esta parceria tem todas as condições para ser um sucesso. E não deixamos de sublinhar a esse respeito que nos sentimos orgulhosos do que estamos a construir neste âmbito. Aliás, com esta iniciativa estamos uma vez mais a dar um bom exemplo ao país. Como sempre não ficámos de braços caídos à espera de que o Estado nos fizesse aquilo que já sabemos que não tem vocação para executar. Avançámos nós próprios na concretização dos nossos objetivos, com a convicção de que em última instância é connosco que deveremos contar. Aliás, se o resto do país fosse como o nosso setor, talvez não estivéssemos na difícil situação em que estamos.
Aníbal CamposPresidente da Direcção da AIMMAP"
Sem comentários:
Enviar um comentário