sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Desafios

No seu primeiro editorial enquanto Presidente da Direcção da AIMMAP, integrado na edição do “Metal” publicada como suplemento do jornal “Vida Económica” de 29 de Janeiro, Aníbal Campos assumiu a sua candidatura a um novo mandato na liderança desta associação e enunciou alguns desafios que se suscitam às empresas do sector metalúrgico e metalomecânico.

Considerando a importância e a actualidade do tema, transcreve-se o referido editorial nas linhas subsequentes deste blogue.

"Novos desafios para as empresas do sector

Tal como foi oportunamente anunciado, no decurso do passado mês de Dezembro assumi a responsabilidade de presidir à Direcção da AIMMAP.
Devo sublinhar que, apesar de muito prezar esta associação e de há muito estar profundamente envolvido na sua actividade, não estava nos meus propósitos assumir agora este cargo.
Quem me conhece sabe perfeitamente que assim é. E sabe também que nunca me deixei condicionar por quaisquer interesses pessoais no contexto da AIMMAP.
Não obstante, acredito profundamente no associativismo. E considero que, nesse âmbito, todos temos de assumir as responsabilidades a que em cada momento possamos ser chamados.
Assim sendo, sem prejuízo do exposto, quero sublinhar que foi com o maior gosto, convicção e sentido de responsabilidade que decidi aceitar assumir o cargo de Presidente da Direcção da AIMMAP.
Tudo farei no sentido de estar à altura deste desafio e fundamentalmente da confiança que em mim foi depositada.
No meu primeiro acto como Presidente da AIMMAP quero começar por evocar o trabalho desenvolvido pelo meu antecessor, o meu Amigo António Saraiva.
Acompanhei-o na Direcção da AIMMAP durante os seus dois mandatos como Presidente, de uma forma que me permito qualificar como leal, cúmplice e solidária. Pelo que estou em condições invejáveis para poder atestar a excelência com que conduziu os destinos da nossa associação.
Tenho a pretensão de considerar que sempre procurei contribuir para o sucesso do seu trabalho. E não tenho quaisquer problemas em considerar que sempre estive identificado com tudo o que a Direcção anterior procurou fazer em prol da AIMMAP em particular e das empresas do sector em geral.
Agora que a liderança da associação me foi delegada, irei procurar manter o rumo entretanto traçado. Quero que a AIMMAP continue a ser encarada como uma referência de qualidade. Pretendo que continue a bater-se pelas causas que advoga, sempre em benefício do sector metalúrgico e metalomecânico e também do próprio país. E faço questão de que se mantenha como o verdadeiro ponto de encontro das empresas associadas.
Estou certo de que, com a solidariedade dos meus colegas dos diversos órgãos sociais, a colaboração dos trabalhadores e o apoio dos sócios, estaremos em condições de levar o barco a bom porto.
Seria absurdo que, pelo facto de mudar o Presidente, tivessem também de mudar a estratégia, a política e o trabalho da associação. Tendo em conta o que foi feito, isso não faria qualquer sentido.
Compreenderão porém que, tal como as pessoas, também as lideranças não são todas iguais. Nesse sentido, embora firme na estratégia de afirmação do sector oportunamente gizada e implementada, a Direcção a que presido não deixará de introduzir novas marcas na gestão.
Em devido tempo anunciaremos algumas novas apostas que tentaremos assumir. Mas quero desde já fazer referência a alguns pontos que reputo como extremamente importantes.
Em primeiro lugar, a defesa de uma política de inovação verdadeiramente ajustada à realidade das PME’s.
Em segundo lugar uma aposta renovada na formação no sector, que passe também de forma enfatizada pela formação dos empresários.
Em terceiro lugar, a concepção e execução de novos modelos de acções de promoção das nossas empresas no exterior.
Estas são seguramente algumas das principais matérias que não só irão nortear o nosso trabalho ao longo dos meses mais próximos como farão parte do programa de candidatura de uma lista que tenciono encabeçar aos órgãos sociais da AIMMAP para um próximo mandato com início em Maio de 2010.
Para que as nossas políticas venham a ter o sucesso que merecem, conto sinceramente com o apoio de todos.
Aníbal Campos
Presidente da Direcção da AIMMAP"

Sem comentários: