terça-feira, 5 de maio de 2015

Metal Portugal – dar forma ao futuro da indústria

O lançamento da marca Metal Portugal obedeceu a uma reflexão e à concretização de uma estratégia para o futuro da indústria metalúrgica e metalomecânica.

A preocupação de unir a diversidade do setor numa imagem que juntasse num único conceito a qualidade, a inovação e a globalização dos produtos e serviços de uma indústria que trabalha cutelarias e a louça metálica, as máquinas e equipamentos, as estruturas metálicas, o equipamento de transporte no automóvel, no ferroviário ou na aeronáutica e as peças técnicas de elevada precisão e engenharia, foi um desafio, julgamos, superado.

Aníbal Campos, no editorial do METAL deste mês enfatiza a necessidade de prosseguir com todos o trabalho de promoção e afirmação do setor em Portugal e no mundo. Veja aqui a pensamento do Presidente da AIMMAP.

"METAL PORTUGAL – Uma marca e um conceito para o mundo

Como todos os associados e a comunidade empresarial sabem, a AIMMAP lançou no dia 15 de abril a marca METAL PORTUGAL.
O aparecimento de uma marca é sempre um momento importante para quem coordena um trabalho deste tipo.
Mas mais do que falar da METAL PORTUGAL, interessa-me aqui explicar o que esteve por trás desta iniciativa e quais deverão ser os próximos passos de modo a potenciar todo este investimento, inteiramente realizado pela AIMMAP.
Como referi na sessão de apresentação na Alfândega do Porto, um setor que trabalha simultaneamente as cutelarias e a louça metálica, as máquinas e equipamentos, as estruturas metálicas, o equipamento de transporte no automóvel, no ferroviário ou na aeronáutica e as peças técnicas de elevada precisão e engenharia, é um setor com uma força gigantesca mas também com algumas especificidades.
A AIMMAP tem vindo a investir estrategicamente e de forma continuada na promoção do setor. E nessa lógica, soube interpretar a sua força, o peso das empresas na economia e na sociedade e entendeu dar-lhe a união necessária para que a visão de conjunto, apesar da diversidade, saísse reforçada e associada ao que une esta diversidade.
Surgiu assim a marca METAL PORTUGAL que pretende corporizar toda a estratégia de reconhecimento do setor, unindo-o na sua diversidade e heterogeneidade.
Uma marca que visa reforçar o caminho de crescimento e perceção global da indústria metalúrgica e metalomecânica portuguesa, como setor de inovação, time to market e player totalmente global.
Uma marca que representa um setor forte e robusto e contribui para o projetar a um patamar superior de perceção de qualidade, inovação constante e de visão de futuro.
Uma marca que pode ser dita e interpretada nos idiomas mais relevantes da europa, pois diz-se exatamente da mesma forma em português, inglês, espanhol, francês e alemão.
Ao juntarmos a marca ao conceito, “damos forma ao futuro”, pretende-se mostrar o significado do metal português e o seu posicionamento, uma marca que ajuda a comunicar e a promover, uma marca que é a síntese do setor e que está omnipresente nas vidas dos cidadãos, em Portugal e no mundo.
O passado dia 15 de abril foi o primeiro dia de um grande desafio que a AIMMAP abraçou no sentido de contribuir para o crescimento estratégico e sustentado do setor e da sua imagem.
Queremos sempre colaborar no enriquecimento das empresas e dos nossos associados. Sabemos que este crescimento também vai passar por este conceito e por esta imagem e dinamismo. Isto só faz sentido com a participação e com a união dos esforços de todos, para seguirmos com este trajeto de reconhecimento global que a todos interessa, desde logo ao país.
Os próximos passos serão decisivos para dar forma ao futuro. Juntem-se a nós na METAL PORTUGAL.
Aníbal Campos
Presidente da Direção"


Sem comentários: