sexta-feira, 26 de junho de 2009

Homenagem a Jorge Casais

No editorial de “Metal”, publicado como suplemento do jornal “Vida Económica”, na edição de 26 de Junho, foi feita a evocação da figura de Jorge Macedo Casais, Vice-Presidente da Direcção da AIMMAP que nos deixou muito recentemente.

Atento o profundo significado do assunto, transcreve-se nas linhas subsequentes o texto correspondente ao referido editorial.

"JORGE CASAIS

Há Pessoas que, pela sua grandeza moral e pelo seus valores éticos, apenas desaparecerão do nosso seio quando morrerem também todos aqueles que consigo tiveram o gosto e a oportunidade de privar ao longo da vida.
Esse é seguramente o caso do nosso Amigo Jorge Casais, que não obstante nos tenha deixado no final do passado mês de Maio, continuará bem vivo nas nossas recordações.
Jorge Casais era uma figura verdadeiramente ímpar, enquanto Ser Humano, Empresário e Dirigente Associativo.
Como Empresário, deixou uma obra notável, consubstanciada essencialmente na criação e no desenvolvimento de uma das mais bem organizadas empresas de fundição em Portugal: a FERESPE.
Na qualidade de Dirigente Associativo contribuiu de forma absolutamente decisiva para que a AIMMAP seja hoje uma das mais respeitadas associações de empregadores no nosso país.
Pertenceu à Direcção desta associação ao longo de seis mandatos sucessivos, acompanhando quatro Presidentes diferentes que, sem excepção, sempre procuraram valer-se do seu saber, da sua experiência e fundamentalmente do seu exemplo de vida.
Com a generosidade e o altruísmo que sempre o caracterizaram, soube invariavelmente colocar os interesses da AIMMAP e o bem comum acima dos seus próprios interesses pessoais.
Nos bons e nos maus momentos desta associação deu sempre a cara na primeira fila de todos os combates que a AIMMAP assumiu. Avesso a holofotes e protagonismos, a sua conduta foi sempre uma referência para colegas e colaboradores.
Em representação da AIMMAP desempenhou ainda relevantes funções enquanto administrador ou director de inúmeras instituições.
Para além do trabalho realizado na FELUGA e na AIDUST, não pode deixar de se destacar de modo muito especial o papel notável que assumiu tanto no Conselho de Administração do CATIM como na Direcção do INEGI, duas entidades de referência que lhe devem muito daquilo do que conseguem ser hoje na sociedade portuguesa.
Apesar de tudo, não obstante a exemplaridade do seu trabalho como Engenheiro, Empresário ou Dirigente Associativo, nada poderá porém rivalizar com a riqueza do seu carácter. Como Ser Humano o Jorge Casais será seguramente lembrado para sempre como um dos melhores com que todos tivemos o privilégio de conviver.
O Jorge Casais deixa-nos muitas saudades. Mas, mais ainda, lega-nos também um notável exemplo de vida.
Honrar esse exemplo será certamente o maior desafio com que aqui na AIMMAP nos poderíamos confrontar.
Até sempre Jorge Casais.
A Direcção da AIMMAP "

Sem comentários: